domingo, 16 de setembro de 2007

Semifinal - Flamengo 2 x 2 Grêmio

TELÊ SANTANA: "Eu não sou ratão, nem o Flamengo é ratão. E só o que sei sobre esse esquema 'pega-ratão'" (Correio do povo, 15 de agosto de 1989)

PAULO EGÍDIO: "Tem gente querendo dizer que jogamos na retranca, que nosso time não teria condições de se recuperar numa partida se sofresse gol. Provamos que isso era uma grande bobagem"(Zero Hora - 17 de agosto de 1989)
 
"EMPATE LEVARÁ GRÊMIO À FINAL 
Time perdia de 2 a 0 para o Flamengo no Maracanã e chegou aos 2 a 2. Na outra semifinal, Goiás 2x1 Sport 
Depois de um começo com muitos erros, o Grêmio soube reagir e chegou ao empate de 2 a 2 com o Flamengo, no Maracanã, ontem à noite. Agora, basta o empate em 0 a 0 ou 1 a 1 para que o Grêmio dispute o título da Copa Brasil e uma vaga na Libertadores do próximo ano. No outro jogo da semifinal, o Goiás venceu o Sport Recife por 2 a 1, em Goiânia. 
O Flamengo teve tudo para garantir uma vitória sobre o campeão gaúcho. Logo aos 3 minutos, numa falha de Edinho, Sérgio Araújo escapou pela direita, tabelou com Nando e fez 1 a O. O experiente time do Grêmio se perturbou. Leonardo avançava sem marcação pela esquerda. Aos 9 minutos, Leonardo foi ao fundo e cruzou na medida para Nando ampliar para 2 a 0. Aos 35, o mesmo Leonardo acertou um violento chute na trave de Mazaropi, quando o Grêmio já estava melhor em campo. O resultado desse crescimento foi o gol de Paulo Egídío, que, aos 41min, recebeu de Lino e desviou do goleiro Cantarelli. 
No segundo tempo, o Grêmio voltou melhor posicionado. Aos 10 minutos, Paulo Egídio cobrou escanteio, a bola atravessou a área e sobrou para Luís Eduardo, que empatou o jogo. O Flamengo cansou e o Grêmio poderia até ter vencido. Mas alguns jogadores estavam mal, especialmente Assis, que em nenhum momento entrou na área do time carioca. Finalmente, ele foi substituído por Adilson Heleno, que deu mais velocidade ao time, enquanto Nando entrava em lugar de Kita.” (Correio do Povo - 17 de agosto de 1989)

 
GRÊMIO REAGE COM RAÇA PARA EMPATAR
 Apesar de vacilar no início do jogo, quando sofreu dois gols em 15 minutos, o Grêmio melhorou a marcação e reagiu, chegando ao empate com gols de Paulo Egídio e Luís Eduardo. Edinho que recebeu o terceiro amarelo desfalca o time sábado no Olímpico 

O Grêmio empatou com o Flamengo em 2 a 2, ontem à noite, após estar perdendo por 2 a 0, no sábado, pode até empatar sem gol que vai à final da Copa do Brasil. Mas o empate, após algumas falhas individuais serviu para mostrar que time tem um bom poder de reação e não se intimidou com os gritos da torcida adversária. 

Logo aos três minutos, Edinho falhou - a bola bate em sua canela - e o Flamengo fez 1 a 0 por Sérgio Araújo, após uma tabela com Nando. Após este gol, a defesa do Grêmio ficou perturbada e errava muito. Estes erros, principalmente a falta de marcação sobre o apoio do lateral-esquerdo Leonardo, fizeram com que o Flamengo chegasse aos 2 a 0 aos 15 minutos. Luís Eduardo perdeu uma bola dividida exatamente para Leonardo, que, com inteligência, lançou Nando pelo meio da área. O centroavante dominou a bola com o pé direito e, com o esquerdo, tocou no canto de Mazaropi. 

Apavorado com mais este gol, o Grêmio não conseguia criar jogadas e Zico, aos 35 minutos, acertou um chute violento na trave. O Grêmio, depois, se acalmou e, no toque de bola, fez 2 a 1 aos 41 minutos por Paulo Egídio, que tocou no canto direito de Cantarele após jogada entre Cuca e Lino. 

 O Grêmio voltou para o segundo tempo com a marcação acertada, principalmente em cima de Leonardo e, com isto, tirou todos os espaços do Flamengo, que ficou sem opções de jogadas. Por isso, o empate em 2 a 2, aos dez minutos, através de Luís Eduardo, após escanteio cobrado por Paulo Egídio. Depois, Adílson Heleno e Nando substituíram Assis e Kita, que estavam cansados e o Grêmio administrou o resultado, que lhe dá vantagem de outro empate por 0 a 0 ou 1 a 1 para chegar às finais da Copa do Brasil.” (Zero Hora - 17 de agosto de 1989)

 
  

"O 16 de agosto de 1989 ainda segue na memória de Edino Nazareth Filho, o Edinho, hoje comentarista do SporTV. Com 15 minutos, o Grêmio já perdia por 2 a 0 para o Flamengo, na primeira partida pela semifinal da Copa do Brasil, mas o capitão do time enxergava a reação no Maracanã.

– Era um dos primeiros jogos do Júnior Baiano pelo Flamengo, e eu lembro que ele falhava a todo momento. Cheguei a brincar com Zico: “Esse teu zagueiro só faz m...” – sorri.

Ainda no primeiro tempo, Paulo Egídio descontou. Aos 10 do segundo, Luís Eduardo empatou. Nos dois gols, Baiano foi envolvido."
(Zero Hora - 27 de outubro de 2013)







"FLA EMPATA E FICA EM SITUAÇÃO DIFÍCIL 
O Flamengo chegou fez dois gois, mas deixou o Grémio empatar. Com o resultado de 2 a 2, ontem à noite, no Maracanã, o time gaúcho joga a segunda partida das semifinais da Copa do Brasil, sábado, no Estádio Olímpico, precisando empatar de 0 a 0 ou 1 a 1 para chegar às finais — se houver empate de 2 a 2, a vaga será decidida nos pênaltis. No outro jogo, o Goiás venceu o Sport por 2 a 1, no Serra Dourada. O início foi fulminante. Leandro Silva deu um chutão para a frente. Edinho falhou, deixando Sérgio Araújo, que tabelou com Nando e tocou na saída de Mazaropi, aos três minutos. Aos 15 minutos, surgiu o segundo gol do Flamengo. Leonardo pegou uma bola mal rebatida por Luís Eduardo e tocou para Nando. O centroavante deslocou Mazaropi facilmente. O Flamengo ainda teve uma chance num chute de Zico, de perna esquerda, no travessão, e diminuiu o ritmo e seu meio-campo começou a reter demais a bola. Numa jogada de pressão do time gaúcho, Lino tocou para Paulo Egídio, livre entre Leandro Silva e Junior II. O ponta-esquerda diminuiu, aos 41 minutos. No segundo tempo, aos 9 minutos, Cantarele salvou cabeçada de Assis. No córner, Edinho raspou de cabeça e Luís Eduardo empatou. A partir daí, arrastando-se em campo, o time carioca foi dominado e o empate acabou sendo bom. E Zico se machucou de novo. Sentiu a coxa direita e pode desfalcar a equipe no sábado" (O Globo, 17 de agosto de 1989)





Vídeo - Globo Esporte



FLAMENGO: Cantarelli; Leandro Silva, Júnior Baiano, Rogério, Leonardo; Aílton, Júnior (Renato 30/2), Zico; Sérgio Araújo (Marcelinho Carioca 31/2), Nando; Zinho.
Técnico: Telê Santana

GRÊMIO: Mazaropi; Alfinête, Luiz Eduardo, Edinho, Hélcio; Jandir, Cuca, Lino, Assis (Adílson Heleno 25/2); Kita (Nando 26/2), Paulo Egídio.
Técnico: Cláudio Duarte

Data: 16/8/1989 – Quarta-feira - 21h30min
Local:Maracanã, Rio de Janeiro-RJ
Público: 18.048
Renda: NCz$ 158.516,00
Juiz: José de Assis Aragão-SP
Cartões Amarelos: Edinho, Jandir, Nando
Gols: Sérgio Araújo 03/1T, Nando 15/1T, Paulo Egídio 41/1T, Luiz Eduardo 09/2T

Nenhum comentário: